domingo, 9 de agosto de 2009

Captadores (Pìckups) para Guitarra.

E ai...depois de um tempo procurando me informar sobre captadores, dúvida de muitos guitar players, acabei achando este post do Gasoline na comunidade do CifraClub. Não só li o post como fui procurar escutar o som de cada captador em audios na net. Há também um pouco sobre algumas variações no circuito que modificam o som dos pickups.
Vou postar aqui o texto e algumas imagens, e quem estiver afim de escutar o som particular de cada tipo de captador, aconselho ir em sites de fabricantes e ouvir o que eles disponibilizam.

Ai vai o post:

Single-Coil:
Captadores simples de uma bobina somente. Comumente encontrado em Stratocasters e Teles. Tem como caracteristica principal, um som com bastante brilho, e uma caracteristica "nasal" unica ao modelo. Como "defeito" possui maior ruido. (Principalmente ciclo de 60hz). Importante lembrar que o pickup da ponte da Tele, não serve em outras guitarras, e single-coils (comuns) não servem ali. Os pickups de braço em guitarras Tele, variam muito. Alguns usuários famosos de single-coils : Jimi Hendrix, Mark Knopfler (Dire Straits), Ritchie Blackmore (Deep Purple).

Humbuckers:
Captadores Duplos, possuem 2 bobinas. Foram criados para eliminar o ruido caracteristico dos single-coils. Enrolando-se uma bobina "ao contrário" para o cancelamento do mesmo. Utilizado em guitarras Gibson e de muitas outras marcas e modelos também. Possui um som mais fechado, mais grave, em função do cancelamento de ruido. Por isso muitos prefererem os single-coils. Mais tarde, descobriu-se que utilizando as 2 bobinas poderia-se ter um ganho ainda maior, sem muita adição de ruido. Alguns usuários famosos de humbuckers : Angus Young (AC/DC), bandas de rock e metal (pois utilizam distorções mais pesadas) como Metallica, Megadeth, entre outros, músicos de jazz que querem som mais aveludado, John Scottfield, por exemplo.

Stacked:
Os chamados stacked são captadores que possuem 2 bobinas "empilhadas". Esse recurso foi criado primariamente para que se pudesse ter captadores com o som de single-coil, mas com o cancelamento de ruido dos humbuckers. O resultado não é exatamente esse, mas normalmente possui um som mais próximo aos singles, sem o ruido dos mesmo. Existem hoje em dia muitos modelos de stacked no mercado. Alguns com sons mais modernos e outros com o som mais vintage, mais clássico mesmo. Normalmente é referido ao stacked o nome de "humbucker em forma de single" apesar que essa pode ser uma caracteristica dos Parallel também. Usuários famosos : Eric Johnson (Hs-2), Yngwie Malmsteen (HS-3 e YJM), Eric Clapton (Blackie, com Lace Sensors).

Parallel Coils:
Parallel coils ou Bobinas lado-a-lado, são captadores que possuem uma construção semelhante a do humbucker, porém em tamanho de single. Os humbuckers todos são por definação parallel, mas normalmente se refere por parallel aos que possuem tamanho de single, como os "humbuckers em formato single" mesmo. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações. Podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas empilhadas, já que possuem 2 bobinas e formato singles. E muitos se referem a eles como humbuckers mesmo, mesmo não possuindo o formato dos mesmo. Usuários famosos : Kiko Loureiro (captador do braço/Angra), George Lynch (Captador do braço/Dokken/carreira solo), Johnny Hiland (carreira solo).

P-90s:
Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson, Também chamado de "soap-bar" (barra de sabão) devido ao seu formato. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuia uma moldura caracteristica com um formato que parecia a orelha de um cachorro estes são os conhecidos "dog-ear" (orelha de cachorro). Sua sonoridade é parecida com a de um single-coil. Possui ruido destes também. Possui uma caracteristica mais vintage (clássica) e som um mais anasalado, normalmente. Usuários famosos : Pete Townshend (The Who), Neil Young (Crazy Horse/carreira solo), Hebert Vianna (captador do braço da Signature dele/Os Paralamas do Sucesso).

Mini-humbuckers:
O nome diz tudo, são humbuckers de tamanho reduzido. Normalmente encontrado em guitarras Gibson Les Paul Deluxe. Possuem caracteristicas de humbucker, porém com um som com menos saida, e uma caracteristica de frequências médias unica. Construção similar a do humbucker normal, assim como os P-90, não pode ser instalado em qualquer guitarra, pois possui um formato unico. Usuários famosos : Warren Haynes (Gov´t Mule/Allman Brothers), Pete Townshend (The Who (guitarra número 3), George Benson (carreira solo).



Blade Pickups:
Blade pickups, ou pickups em formato lâmina. Podem existir com qualquer outro formato, apenas não possuem pólos (parafusos) visiveis no seu topo. Possuem um ima em forma de barra, e uma unica lâmina como pólo. Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como "bends" ou "vibratos". Guitarristas de blues normalmente não gostam desse tipo de construção, pois acham que tiram a dinamica do instrumentista, que é algo extremamente importante neste estilo. Normalmente utilizada em captadores de ganho altissimo, esse modelo é preferido por guitarristas de heavy metal. Usuários famosos : Diamond "Dimebag" Darrell (Pantera/DamagePlan), Spencer Sims (Hella Band), Dave Murray (Iron Maiden (em algumas de suas Fenders)).

Piezo:
Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisiveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como caracteristica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separamente. Usuários famosos : John Petrucci (Dream Theather), Alex Lifeson (Rush).
----------------------------------------------------------------------------------------------
CIRCUITO:

Captadores Ativos: Captadores "ativos" são os que tem um circuito "ativo" (com alimentação de energia) proprio. São os captadores que são ligados numa bateria. Normalmente possuem ganho e saida maior que os caps conhecidos por "passivos" (os mais comuns). Além de terem ruido praticamente zero, por serem melhores blindados. Muitos puristas não gostam do som deles, pois acreditam ser muito "pasteurizado" ou "homogenio", já que a interação destes com a madeira é menor, pois o som é processado antes mesmo de sair da guitarra. Muito utilizado por músicos de heavy metal. Usuarios famosos : Kirk Hammett (Metallica), Steve Lukather (ToTo), Jeff Hanemann (Slayer), Sugizo (Luna Sea).

Outros: Existem ainda circuitos que podem usados para aumentar a potência de captadores passivos. Normalmente chamados de Boost ou Active Circuits. Esse circuitos podem ir de um simples aumento de ganho, até um complexo equalizador de muitas bandas e frequência. Normalmente se utiliza um circuito de aumento na frequência média, trazendo assim o som de guitarra mais para "frente" num banda, no momento de um solo, por exemplo. Exemplo de circuitos : EMG Afterburner. Usuários famosos : Eric Clapton (Carreira solo), Ritchie Sambora (Bon Jovi).
Splitar/Defasar/Coil-Tap: Muitos captadores com mais de uma bobina, possuem 4 fios condutores, que permitem as mais diversas ligações entre as bobinas. Um recurso comum é o "coil-Tap" ou "split", que nada mais é que ligar apenas 1 bobina das 2 do captador. Tirando assim de um humbucker por exemplo, um som muito próximo a um single-coil. Normalmente quando se "splita" causa-se também o ruido do single-coil, assim, basta voltar a chave a posição "humbucker" para que o ruido encerre. Este tipo de ligação normalmente é feito de duas maneiras : mini-toggle (uma mini-chave de duas posições, para alternar entre "split" e humbucker. Push-Pull (ou Push-Push), potênciometro (normalmente de Tom ou volume) que pode ser "puxado" para cima, ativando assim o modo "split" e empurrado de volta para baixo, voltando a posição humbucker. Equivocadamente, se refere a isso como "defasar" o captador, enquanto na verdade, isso não é defasar, é apenas "separar" (Splitar) as bobinas. Pode ocorrer de dar defasamento, quando somente 1 pickup é splitado quando tem mais pickups ligados ao mesmo tempo. Normalmente o que se faz é "splitar" todos os pickups para que isso não ocorra. Muitos instrumentistas gostam do som "fora-de-fase".
Defasar: Defasar, é ligar o captador fora-de-fase. Muitos músicos de funk, ou ritmos com mais swing, gostam dessa sonoridade magra, sem ganho e com um som anasalado. Para isso eles instalam chaves "mini-toggle" ou potenciômetros "push-pull" ou "push-Push" para controlar o efeito. Isso também só pode ser feito com pickups que tem mais de uma bobina e 4 fios condutores.
Ligar em paralelo/Série: Em pickups com mais de uma bobina, temos mais opções de ligação, caso este possua 4 fios condutores. Muitos músicos gostam do som mais cheio e com mais força da ligação em série. Outros preferem o som mais aveludado, mais atenuado, das ligações em paralelo. Questão de gosto, puramente, já que ambas as opções, possuem mais os menos as mesmas caracteristicas sonoras, e interagem com o som e dinamica do músico da mesma maneira. Bom, entre esses diferentes tipos de ligação, mais a combinação de diferentes pickups,circuitos e ligações, podemos conseguir praticamente qualquer timbre que desejarmos. (Isso sem levar em conta os milhares de outros fatores que influênciam no timbre tais como : madeiras utilizadas na guitarra, modelo, construção das guitarras, amplificadores, potência, alto-falantes, válvulas, transistors, cabos, pedais, rede elétrica, palhetas, cordas, guitarrista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário